
O que é fala?
Fala é a produção expressiva de sons e inclui a articulação, a fluência, a voz e a qualidade de ressonância.
O que é linguagem?
Linguagem é a forma, a função e o uso de um sistema convencional de símbolos que possui um conjunto de regras que tornam possível a comunicação. (i.e., fala, escrita, língua de sinais, figuras)
O que é comunicação?
Comunicação é o comportamento verbal e não verbal que influencia o comportamento, as idéias ou as atitudes de um outro indivíduo.
Como é feito o diagnóstico de transtorno de linguagem?
O diagnóstico é realizado através de uma avaliação clínica abrangente e detalhada que pode ser feita por um médico otorrinolaringologista com formação em foniatria.
O transtorno da fala é heterogêneo e inclui transtorno fonológico e de articulação. O diagnóstico é realizado quando a produção da fala não ocorre de acordo com o esperado para a idade e o estágio do desenvolvimento da criança.
Aos quatro anos de idade a fala da criança deve ser inteligível.
O DSM -5 caracteriza 4 critérios diagnósticos:
A. Dificuldade persistente para a produção da fala que interfere na inteligibilidade da fala ou impede a comunicação verbal das mensagens.
B. A perturbação causa limitações na comunicação eficaz, que interferem na participação social, sucesso acadêmico ou no desempenho profissional
C. Ocorre no período do desenvolvimento
D. Não são atribuídas a condições congênitas ou adquiridas como paralisia cerebral, fenda palatina, perda auditiva, lesão cerebral traumática e outras.
O transtorno da fala pode ter associação com outros transtornos do neurodesenvolvimento?
O transtorno de fala pode ser encontrado no transtorno de linguagem expressiva e/ou no transtorno de aprendizado, estes, quando associados, podem ter pior prognóstico. Dispraxia verbal também é um termo utilizado para problemas na produção da fala. Pode ocorrer em associação a condições genéticas como, Síndrome de Down, deleção do cromossomo 22q, mutação do gene FOXP2.
Quais são os sinais de atraso da fala?
Deve-se encaminhar para o profissional que cuida dos problemas da fala quando a criança apresentar atrasos de acordo com os critérios da tabela 1.
Idade (Meses) | Critérios para Encaminhamento para crianças com Atraso da Fala |
12 | Não balbucia ou imita voz |
18 | Não fala palavras isoladas |
24 | Vocabulário de palavras únicas ≤ 10 palavras |
30 | Menos que 100 palavras; sem evidência de combinação de 2 palavras; ininteligível |
36 | Menos que 200 palavras; não utiliza frases telegráficas; clareza <50% |
48 |
Menos que 600 palavras; não |
Tabela 1 – Fonte: Matkin ND. Pediatr Rev 1984;6:151.
Quais são os marcos de desenvolvimento para comunicação e linguagem?
Os marcos do desenvolvimento da linguagem seguem os aspectos evolutivos da tabela 2.
Etapa | Idade média de aquisição (meses) | Implicações evolutivas |
Sorri em resposta a faces e vozes | 1.5 | Criança socialmente mais participante |
Balbucia monossilábicos | 6 | Experimenta sons e sensações táteis |
Inibe-se com “não” | 7 | Responde a sons (não verbal) |
Segue uma ordem com gestos | 7 | Comunicação não verbal |
Segue uma ordem sem gesticular | 10 | Receptiva à linguagem verbal |
Fala a primeira palavra com significado | 12 | Início da falação |
Fala 4–6 palavras | 15 | Aquisição de nomes pessoais e de objetos |
Fala 10–15 palavras | 18 | Aquisição de nomes pessoais e de objetos |
Fala sentenças de 2 palavras | 19 | Início da gramatização, corresponde a um vocabulário com mais de 50 palavras |
Tabela 2 – Modificado de: Behrman RE, Jenson HB, Kliegman R, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 16th ed. Philadelphia, PA: Saunders; 2003.
Referências Bibliográficas:
DSM – 5 Manual de diagnostico e estatística de doenças mentais – 5ª edição.
Avaliação da perda auditiva na infância – IX Manual de Otorrinolaringologia Pediátrica da IAPO