Quem tem indicação de consulta Foniátrica?

Quem tem indicação de consulta Foniátrica?

  • Crianças que falam errado ou falam mal, mesmo sem outras doenças.
  • Crianças que fazem fonoterapia e não melhoram.
  • Crianças ou adolescentes com dificuldades na escola.
  • Crianças com perda de audição (auxiliar no desenvolvimento de linguagem).
  • Crianças ou adultos com implante coclear (auxiliar no desenvolvimento de linguagem).
  • Crianças com dificuldade na fala que tenham quadros neurológicos (Síndrome de Down, paralisia cerebral, etc).
  • Crianças com Autismo (auxiliar no desenvolvimento de linguagem).
  • Adultos ou idosos com dificuldade na fala após AVC (derrame).
  • Adultos ou idosos com dificuldade na fala por outras doenças neurológicas (demências, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, etc).

O que é a Foniatria?

A Foniatria é uma área de atuação da Otorrinolaringologia que cuida de crianças e adultos com problemas de comunicação, de linguagem e de aprendizagem.

Antes de 2006, a Foniatria era considerada uma especialidade médica, no entanto, a resolução CFM 1785/2006 a colocou como área de atuação da Otorrinolaringologia.

É fundamental que o otorrinolaringologista que atue na área de Foniatria trabalhe em contato com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicopedagogos para discussão das questões relacionadas ao paciente e ao tratamento.

 

Como é a formação do Foniatra?

O Foniatra é o médico otorrinolaringologista com formação na área da Foniatria em Instituição de Ensino reconhecida e Título de Especialista na área de atuação em Foniatria da Associação Médica Brasileira.

O que faz o Foniatra?

A consulta da Foniatria é uma consulta médica com realização do diagnóstico médico da alteração de fala, linguagem, comunicação ou aprendizagem, são pedidos exames e prescritos medicamentos (se necessários) e realizados encaminhamentos para as terapias necessárias e para outras especialidades, conforme necessidade de cada caso.

A avaliação foniátrica auxilia a terapia a otimizar os resultados. O médico Foniatra não faz a terapia semanal. O foniatra trabalha junto com a equipe interdisciplinar de fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicopedagogos. A terapia realizada por equipe interdisciplinar promove resultados mais eficazes.

Como é a consulta médica da Foniatria?

A consulta da Foniatria é diferente da maioria das outras consultas médicas por ser mais longa. A entrevista com os responsáveis e com o paciente é abrangente e durante a avaliação clínica são realizadas diversas provas auditivas, visuais e motoras. A abordagem com a criança é lúdica e envolve brincadeiras para a avaliação.

Qual a importância da Foniatria?

A Foniatria permite que crianças e adultos com problemas da fala, da linguagem, da comunicação e da aprendizagem tenham o diagnóstico médico e o tratamento corretos, possibilitando a intervenção precoce e individualizada, juntamente com a equipe interdisciplinar. A Foniatria ajuda os terapeutas a intervir de forma mais objetiva e direcionada para as principais dificuldades de cada caso.

Dra. Alice Andrade Takeuti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: