
Quem tem indicação de consulta Foniátrica?
- Crianças que falam errado ou falam mal, mesmo sem outras doenças.
- Crianças que fazem fonoterapia e não melhoram.
- Crianças ou adolescentes com dificuldades na escola.
- Crianças com perda de audição (auxiliar no desenvolvimento de linguagem).
- Crianças ou adultos com implante coclear (auxiliar no desenvolvimento de linguagem).
- Crianças com dificuldade na fala que tenham quadros neurológicos (Síndrome de Down, paralisia cerebral, etc).
- Crianças com Autismo (auxiliar no desenvolvimento de linguagem).
- Adultos ou idosos com dificuldade na fala após AVC (derrame).
- Adultos ou idosos com dificuldade na fala por outras doenças neurológicas (demências, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, etc).
O que é a Foniatria?
A Foniatria é uma área de atuação da Otorrinolaringologia que cuida de crianças e adultos com problemas de comunicação, de linguagem e de aprendizagem.
Antes de 2006, a Foniatria era considerada uma especialidade médica, no entanto, a resolução CFM 1785/2006 a colocou como área de atuação da Otorrinolaringologia.
É fundamental que o otorrinolaringologista que atue na área de Foniatria trabalhe em contato com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicopedagogos para discussão das questões relacionadas ao paciente e ao tratamento.
Como é a formação do Foniatra?
O Foniatra é o médico otorrinolaringologista com formação na área da Foniatria em Instituição de Ensino reconhecida e Título de Especialista na área de atuação em Foniatria da Associação Médica Brasileira.
O que faz o Foniatra?
A consulta da Foniatria é uma consulta médica com realização do diagnóstico médico da alteração de fala, linguagem, comunicação ou aprendizagem, são pedidos exames e prescritos medicamentos (se necessários) e realizados encaminhamentos para as terapias necessárias e para outras especialidades, conforme necessidade de cada caso.
A avaliação foniátrica auxilia a terapia a otimizar os resultados. O médico Foniatra não faz a terapia semanal. O foniatra trabalha junto com a equipe interdisciplinar de fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicopedagogos. A terapia realizada por equipe interdisciplinar promove resultados mais eficazes.
Como é a consulta médica da Foniatria?
A consulta da Foniatria é diferente da maioria das outras consultas médicas por ser mais longa. A entrevista com os responsáveis e com o paciente é abrangente e durante a avaliação clínica são realizadas diversas provas auditivas, visuais e motoras. A abordagem com a criança é lúdica e envolve brincadeiras para a avaliação.
Qual a importância da Foniatria?
A Foniatria permite que crianças e adultos com problemas da fala, da linguagem, da comunicação e da aprendizagem tenham o diagnóstico médico e o tratamento corretos, possibilitando a intervenção precoce e individualizada, juntamente com a equipe interdisciplinar. A Foniatria ajuda os terapeutas a intervir de forma mais objetiva e direcionada para as principais dificuldades de cada caso.
Dra. Alice Andrade Takeuti
Deixe um comentário