
Crianças de risco para TDL (transtorno do desenvolvimento de linguagem):
1. Em crianças pequenas, entre 1 e 2 anos de idade, qualquer uma das seguintes características pode indicar alteração no desenvolvimento de fala, linguagem ou comunicação:
(a) Não balbuciar
(b) Não responder à fala e/ou sons;
(c) Mínimo ou nenhuma tentativa de comunicação.
2. Entre 2 e 3 anos de idade, qualquer uma das seguintes características pode indicar alteração no desenvolvimento de fala, linguagem ou comunicação:
(a) Interação mínima;
(b) Não apresenta intenção comunicativa;
(c) Sem palavras;
(d) Reação mínima à linguagem falada;
(e) Regressão ou paralisação do desenvolvimento da linguagem.
3. Entre os 3 e os 4 anos de idade, qualquer uma das seguintes características pode indicar alteração no desenvolvimento de fala, linguagem ou comunicação:
(a) Enunciados de no máximo duas palavras;
(b) A criança não entende comandos simples;
(c) Parentes próximos não conseguem entender muito do discurso da criança.
4. A partir dos 5 anos de idade, as seguintes características são indicadoras de alteração de desenvolvimento de linguagem:
(a) Dificuldade em contar ou recontar uma história coerente (produzindo narrativa);
(b) Dificuldade em compreender o que é lido ou escutado;
(c) Dificuldade acentuada em seguir ou lembrar de instruções faladas;
(d) Mesmo falando muito, apresenta pouco engajamento em conversas recíprocas;
(e) Interpretação mais literal de texto, histórias ou conversas, sem compreender o sentido mais amplo do que se pretendia.
Crianças que apresentem qualquer uma dessas características, devem ser encaminhadas para avaliação de especialistas, como foniatra e/ou fonoaudiólogo.
Ressaltamos a importância de pais, educadores e pessoas que lidam com crianças pequenas ou em idade escolar, seatentarem sobre a variabilidade de manifestações dasdificuldades de linguagem e aproveitamos para alertar sobre a urgência de sua identificação e tratamento, já que isso pode fazer diferença para o futuro da criança!
Dra. Mônica Elisabeth Simons Guerra
Dra. Vanessa Magosso Franchi
Referências bibliográficas:
Bishop DVM, Snowling MJ, Thompson PA, Greenhalgh T, CATALISE consortium (2016) CATALISE: A Multinational and MultidisciplinaryDelphi Consensus Study. Identifying Language Impairments in Children. PLoS ONE 11(7): e0158753. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0158753
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