
A substituição da nomenclatura DEL (distúrbio específico de linguagem) por TDL (Transtorno do desenvolvimento de linguagem) foi proposta após um grande estudo multinacional e multidisciplinar denominado CATALISE.
Em 2017 ocorreu a primeira campanha de conscientização do TDL (www.radld.org), com objetivo de melhorar a concordância entre os profissionais na identificação e classificação dos comprometimentos de linguagem em crianças.
Destacam-se na campanha 3 pontos importantes:
1. O TDL é um problema de fala e/ou de compreensão.
2. O TDL é comum, mas pouco diagnosticado.
3. O tratamento pode ajudar a melhora a qualidade de vida das crianças afetadas e suas famílias.
A terminologia foi mudada pois os profissionais que atuam em áreas da educação, medicina e outras profissões da saúde (fonoaudiologia, psicologia, etc.) e, portanto, atendem, recebem ou trabalham com crianças com problemas de linguagem, abordavam de diferentes formas e utilizavam diferentes conceitos com estas crianças. O que suscitava em grande variabilidade na terminologia, como: distúrbioespecífico da linguagem (DEL), atraso na linguagem, distúrbio do desenvolvimento da linguagem, disfasia do desenvolvimento. Assim, a identificação de crianças com problemas e seu encaminhamento aos serviços de prevenção e intervenção ficava prejudicada.
Aqui estão algumas informações sobre as crianças com TDL que todos devemos saber:
1. Infelizmente podem ser: mal interpretadas, esquecidas ou mal diagnosticadas por terem mal comportamento, pouca compreensão ou falta de atenção.
2. A linguagem é o meio pelo qual ocorre a aprendizagem escolar e, portanto, essas crianças apresentam risco para dificuldades e transtornos de aprendizagem de leitura (incluindo dislexia), escrita e matemática.
3. Podem apresentar isolamento social e a maior chance de sofrerem bullying, pois têm dificuldade em expor suas ideias e conversar com os colegas ou participar de atividades escolares.
4. Afeta o desempenho escolar.
5. Podem apresentar outros problemas de comportamento associados ao quadro de linguagem.
6. Podem ter desvantagem econômica e de aquisição de emprego na idade adulta.
Como os profissionais, incluindo os professores, médicos e fonoaudiólogos podem ajudar?
1. É importante que o TDL seja diagnosticado adequadamente, por profissional especializado como o médico Foniatra.
2. Os terapeutas e os professores podem desenvolver estratégias para melhorar as habilidades e entender suas dificuldades e seus pontos fortes.
3. Os professores podem apoiar as crianças por meio da compreensão de suas dificuldades individuais e adaptar um programa específico de ensino.
4. O TDL pode ser uma dificuldade de longo prazo, portanto adultos com TDL podem precisar de apoio e ajustes no local de trabalho e na vida cotidiana.
5. Os indivíduos com TDL com apoio adequado podem tem vidas agradáveis, com amizades, convívio familiar e contribuir para vida em comunidade.
PORTANTO, A IDENTIFICAÇÃO E TRATAMENTO PRECOCE É FUNDAMENTAL!
CONSULTE UM MÉDICO FONIATRA!
Referências bibliográficas:
- www.radld.orgBishop DVM, Snowling MJ, Thompson PA, Greenhalgh T, CATALISE consortium (2016) CATALISE: A Multinational and Multidisciplinary Delphi Consensus Study. Identifying Language Impairments in Children. PLoS ONE 11(7): e0158753. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0158753
- www.radld.org
Dra. Mônica Elisabeth Simons Guerra
Dra. Vanessa Magosso Franchi