Funções executivas

O que são funções executivas?

As funções executivas são habilidades neurológicas do ser humano que estão presentes no cotidiano e possibilitam nossa interação com o mundo frente às mais diversas situações. São elas que monitoram nossas decisões corriqueiras, como por exemplo: O que vamos comer hoje?; que roupa colocar?; o que estudar para prova? São elas ainda que nos possibilitam manter uma conversa com o vizinho em sequência lógica de idéias,  nossos planejamentos a longo prazo, como o que fazer após a faculdade, qual viagem vamos nas férias, qual trabalho pretendo seguir, etc.

Qual a importância das funções  executivas?

São habilidades e capacidades de um indivíduo orientadas a atingir um objetivo voluntário, auto organizado e direcionado para metas específicas. Incluem a identificação de objetivos, o planejamento e execução de comportamentos e monitoramento do próprio desempenho, até que os mesmos sejam cumpridos.

São responsáveis por nossa capacidade de organização de  pensamento através de experiências vividas e de conhecimentos armazenados na memória. Permitem nossa adaptação comportamental ao ambiente cultural em que estamos inseridos, respeitando nossos propósitos individuais, valores sociais e éticos. bem como a antecipação da consequência dos nossos atos e, portanto, a programação adequada dos mesmos, assim como a mudança de planos caso haja necessidade.

O que as funções executivas gerenciam?

As funções executivas nos permitem gerenciar funções cognitivas, emocionais e comportamentais.

Qual a região do cérebro que esta relacionada com as funções executivas?

Muitas evidências relacionam a execução das funções executivas como o córtex pré-frontal, região anterior do córtex frontal. Esta região demora para amadurecer. As crianças, gradativamente ao longo de seu desenvolvimento, adquirem e aprimoram as capacidades de controlar suas ações e pensamentos. Este amadurecimento se estende até ao redor dos 21 anos quando se estabiliza e se torna pleno, declinando no envelhecimento.

O que é o controle inibitório das funções executivas?

O controle inibitório é um importante componente da função executiva e se caracteriza pela capacidade de resistir a uma forte tendência em se fazer outra coisa para fazer o que é mais apropriado ou necessário naquele momento, resistindo ao primeiro impulso e dando uma resposta mais adequada, permanecendo em uma tarefa apesar de esta ser cansativa ou desmotivadora e apesar de estímulos distratores ou da vontade de fazer outra coisa.  Como por exemplo, assistir uma aula ao invés de sair correndo pelo corredor da escola para ir brincar com outras crianças que estão se divertindo no pátio.

Qual a relação das funções executivas e Transtorno de atenção?

Déficits em inibição pode ser percebido em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O controle inibitório permite inibir a atenção a estímulos distratores, se relacionando portanto a habilidade de atenção seletiva e sustentada. Relaciona-se também a auto-disciplina, possibilidade de mudança e polidez social.

Qual o componente fundamental para as funções executivas?

O componente fundamental das funções executivas é a memória operacional ou de trabalho.  Ela permite a representação ou armazenamento transitório de dados importantes para o desempenho de determinada tarefa.  Ela é essencial para relacionar diferentes idéias, relacionar partes diversas de uma leitura, fazer cálculos mentais, lembrar sequências ou ordens de acontecimentos, etc.

Portanto de forma resumida, podemos dizer que são as funções executivas que permitem ao individuo manipular mentalmente idéias, relacionar idéias atuais a anteriores, adaptar-se a mudanças, aprender coisas novas, elaborar um raciocínio, resolver problemas ou concentrar-se frente a um estímulo distrator.

Referências Bibliográficas:

Neurociência e Educação – Ramon M Consenza e leonor B. Guerra

Principios da Neurociências – Eric R Kandel e et al.

Dra. Vanessa Magosso Franchi 

Dra. Mônica Elisabeth Simons Guerra

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: