
O que é deficiência intelectual?
De acordo com o DSM-5-TR (2022), a deficiência intelectual é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, manifestando-se antes dos 18 anos. Essas dificuldades afetam três domínios principais:
• Domínio conceitual (habilidades acadêmicas, linguagem e memória);
• Domínio social (interação social, comunicação e reconhecimento de sinais sociais);
• Domínio prático (habilidades de vida diária, independência e gerenciamento de tarefas cotidianas).
O diagnóstico não se baseia apenas no QI abaixo de 70, mas também na avaliação do funcionamento adaptativo, considerando fatores culturais, sociais e ambientais.
Qual o risco de deficiência intelectual?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência da deficiência intelectual varia conforme o nível socioeconômico dos países:
• Países de baixa e média renda: 2 a 3% da população infantil;
• Países de alta renda: 1 a 3% da população infantil.
A classificação tradicional da deficiência intelectual, baseada no QI, é:
DI leve – QI 50 a 70 – Frequência 85%
DI moderada – QI 35 a 49 – Frequência 10%
DI grave – QI 20 a 34 – Frequência 3% a 4%
DI profunda – QI menor 20 – Frequência 1% a 2%
Em crianças menores de 5 anos, quando a avaliação do QI não é confiável, usa-se o termo “atraso global do desenvolvimento”.
Quem pode fazer testes de QI?
Os testes de inteligência são aplicados a partir dos 5 anos, pois antes dessa idade os marcos do desenvolvimento são mais úteis para avaliação.
Antes dos 5 anos, crianças com suspeita de deficiência intelectual ou atraso global do desenvolvimento podem apresentar:
• Atraso na linguagem: dificuldade em balbuciar, falar palavras ou frases no tempo esperado;
• Déficits motores finos: dificuldades para segurar talheres, lápis ou desenhar;
• Atraso na autonomia: dificuldade em beber no copo, comer sozinho ou vestir-se;
• Alterações comportamentais: dificuldades para dormir, despertar frequente, agressividade, ansiedade intensa;
• Dificuldades sociais: pouca interação com outras crianças, brincadeiras repetitivas ou isoladas.
Quais são as principais causas da deficiência intelectual ou do atraso global do desenvolvimento?
As causas podem ser genéticas ou não genéticas.
Causas genéticas
Mais de 1000 genes já foram associados à deficiência intelectual. As principais condições genéticas incluem:
• Síndrome de Down (1:700 a 1:1000 nascidos vivos);
• Síndrome do X Frágil (1:5000 nascidos vivos).
Causas não genéticas
Fatores ambientais podem afetar o desenvolvimento do cérebro durante a gestação, o parto ou os primeiros anos de vida.
• Durante a gestação:
• Infecções congênitas (rubéola, sífilis, toxoplasmose);
• Desnutrição materna;
• Exposição a álcool e drogas (Síndrome Alcoólica Fetal).
• Durante o parto:
• Prematuridade extrema;
• Baixo peso ao nascer;
• Asfixia perinatal (falta de oxigênio no nascimento).
• Nos primeiros anos de vida:
• Infecções do sistema nervoso central (meningite, encefalite);
• Distúrbios metabólicos (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito);
• Epilepsias de difícil controle;
• Desnutrição grave;
• Traumas cranianos.
Qual a relação entre atraso na fala e deficiência intelectual?
A dificuldade na aquisição da linguagem é um dos primeiros sinais clínicos da deficiência intelectual ou do atraso global do desenvolvimento.
O desenvolvimento típico da linguagem ocorre em fases:
• 6 meses: início do balbucio;
• 9 meses: balbucio com intenção comunicativa;
• 12 meses: primeiras palavras;
• 2 anos: frases curtas (2 a 3 palavras);
• 3 anos: frases mais complexas e início da conversação.
Crianças com atraso global do desenvolvimento podem apresentar:
• Atraso nas fases da aquisição da linguagem;
• Fala mecânica, sem espontaneidade;
• Uso predominante de gestos ou sons sem significado;
• Prolongamento da ecolalia (repetição de palavras ou frases ouvidas).
Na idade escolar, podem surgir dificuldades de aprendizagem, como:
• Dificuldade para entender instruções do professor;
• Atraso na alfabetização;
• Déficit de atenção;
• Coordenação motora fina prejudicada (dificuldade para desenhar, colorir ou escrever).
Quando procurar um especialista?
Se uma criança apresentar atrasos na linguagem, comunicação ou aprendizado, um médico foniatra pode avaliar se há deficiência intelectual, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) ou Transtorno de Fala.
O diagnóstico precoce e a introdução de terapias especializadas, como fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicoterapia, são essenciais para estimular o desenvolvimento e minimizar impactos na vida escolar, profissional e social da criança.
Referências bibliográficas
• American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5-TR). 5ª ed. Washington: American Psychiatric Association, 2022.
• Organização Mundial da Saúde (OMS).
• Huang J, Zhu T, Qu Y, Mu D. Prenatal, perinatal and neonatal risk factors for intellectual disability: a systemic review and meta-analysis. PLoS One. 2016; 11(4): e0153655. DOI: 10.1371/journal.pone.0153655.
• Johnson CP, Walker WO Jr, Palomo-González SA, Curry CJ. Mental retardation: diagnosis, management, and family support. Curr Probl Pediatr Adolesc Health Care. 2006 Apr; 36(4): 126-165. DOI: 10.1016/j.cppeds.2005.11.005.

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